TEA & Esporte

TEA & Esporte

Por Adriana Ferreira
Conselheira Estadual SC/ONDA-AutismoS


O esporte é comprovadamente importante, eficaz e prioritário na vida de todos e muito mais para as pessoas com deficiência, pois é através do esporte que teremos a conexão com a inclusão.
O esporte se faz presente desde muito cedo em nossa família, e com João não foi diferente, desde seus 5 anos de idade, começou na natacão e no judô, e posso afirmar que fez e faz total diferença.
O esporte pode ter um papel fundamental para o desenvolvimento da pessoa autista, desde o aspecto físico até o intelectual. Alivia a ansiedade, melhora as habilidades sociais e de comunicação, eleva a autoestima, promove o bem-estar e a alegria de fazer parte de algo. Para o João, foi muito importante para a interação com as pessoas, para fazer amigos e quebrar a timidez. Posso garantir que o esporte é um instrumento valioso de transformação de vidas.
Seu 1° Parajesc foi algo que marcou a sua vida e as nossas para sempre (detalhes sairão em outro post). Foi através e a partir do esporte que João foi incluído, se sentiu alguém e com capacidade de ir muito além daquilo que muitos achavam impossível. O esporte criou oportunidades em sua vida.
A atividade física oferece um amplo repertório de experiências sensório-motoras que colaboram com o desenvolvimento de diversas funções cognitivas, como a memória e a atenção, desde a infância até a idade adulta e beneficia a todos.
Temos que comemorar cada braçada, cada pedalada, cada tombo, cada passo dado, cada gol, cada ponto, incentivar o crescimento e o progresso respeitando o limite de cada um. É muito importante desafiar a pessoa autista a conhecer coisas novas por meio do esporte, estimular sua participação em eventos, tratar o autista, não como alguém que precisa de sua pena, ou que você está fazendo algum favor para ele, mas tratá-lo como alguém que busca no esporte o que ele pode proporcionar, além de oportunidades.
Enfim, um dos principais aspectos que o esporte pode e deve abranger na vida de pessoas com TEA é a inclusão social, o esporte tem esse poder, esse potencial e, por consequência, tem essa responsabilidade.
Deixo a dica para que os pais incentivem a participação de seu filho em algum esporte, esporte é movimento.
O esporte CONECTA!