A Arte do Autismo

A Arte do Autismo

Cláudia Moraes

Vice-presidente da ONDA-Autismo. Mulher autista e superdotada. Mãe de autista adulto e nível 3 de suporte. Mestra em Educação pela Universidade do Atlântico/Espanha. Pós-graduada em Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado para TEA, pela FAEL. Licenciatura em Pedagogia pela UNIRIO.
Professora Honorária do The Nora Cavaco Institute - International Center of Neuropsychology & Autism. Escritora. Palestrante. Criadora do perfil Autismo Feminino, @claudiacoelhodemoraes


O Dr Stephen Shore é autista, consultor internacional sobre questões adultas pertinentes a educação, relacionamentos, emprego, e outros temas relevantes à causa .

No belo texto " A Importância da Arte e da Música Para Pessoas Autistas", ele nos conta sobre a importância de ter sido educado por pais não convencionais ao padrão dos anos 60, quando autistas eram quase sempre institucionalizados. Seus pais, ao invés disso, lhe forneceram uma educação que se baseava em: música, criatividade, movimento, integração sensorial, narração e imitação. Eles eram enfáticos ao acreditarem que ele venceria seu isolamento através da intenção criativa.

Ele hoje se considera um educador musical de pessoas autistas, e os resultados terapêuticos mais observados são em melhoria do controle motor, comunicação e interações sociais.

Ele exalta o fato de que, nos últimos anos, tanto pais quanto profissionais estejam investindo mais nas artes como intervenções para autistas. Os ganhos que ele destaca são maior empatia, melhoria comportamental e avanços na linguagem.

"Seja música, drama, artes visuais, comédia, dança ou outras formas de arte, encorajo os pais a "brincar" com criatividade com seus filhos."

Trazendo isso para minha vida, vejo que, mesmo não imaginando meu diagnóstico, meus pais abriram sim o caminho das artes para mim, principalmente a literatura. Ela é meu hiperfoco mais antigo e constante. Ela é minha fuga e interação com o mundo.

A criatividade extremamente ligada à minha superdotação sempre foi estimulada pelas artes. Hoje, em processo terapêutico com a Arteterapia, vejo o quanto as artes têm importância na minha vida e na dos meus filhos (atípico e típico). A Arteterapia me trouxe maior conhecimento sobre mim mesma, maior empatia, maior empoderamento e me faz acreditar mais em mim mesma.

Como Stephen Shore, digo a vocês, autistas e pais de autistas, busquem incentivar-se e/ou incentivem seus filhos através da arte que eles demonstrarem maiores interesses.

A Arte faz de qualquer ser humano alguém melhor.