A importância da atividade física estruturada para pessoas com deficiência.

A importância da atividade física estruturada para pessoas com deficiência.

Por Fabrício Bouças Borges
Conselho de Profissionais da ONDA-Autismo
Educador físico e psicomotricista.
@fabriciobborges.


Ao receber um novo aluno procuro conhecê-lo ao máximo possível para identificar importantes informações que auxiliem no processo terapêutico, e em seguida realizo uma avaliação prática mais livre para observar principalmente sua capacidade de exploração do ambiente, seu domínio corporal nesse espaço, e ao final me disponho a uma interação mais próxima para identificar possíveis questões comportamentais e assim, finalmente fazer o planejamento do trabalho.

Neste processo de planejamento alguns cuidados são necessários como, por exemplo, entendermos como regra básica que a atividade física não deve somente ser concentrada no ensino do movimento técnico, mas principalmente na aprendizagem social, o que auxilia no avanço motor e na qualidade de vida. Outro ponto importante é respeitar a idade cronológica dos alunos.

Agora, o que considero mais importante nesse processo é estarmos sempre atentos a todas as formas de comunicação dos alunos, pois essa troca influencia diretamente no desenvolvimento.

A relação professor-aluno deve ser de controle, de segurança, de confiança e de amor.

Em suma, conhecer seu aluno, com pouca ou sem nenhuma comunicação verbal, suas capacidades e suas limitações, criar vínculo afetivo, gradativamente, vai ajudar a controlar seus impulsos a fim de que adquira autoconfiança e tomada de iniciativa.