¨Não consegui ter o autocuidado que eu prometi".

¨Não consegui ter o autocuidado que eu prometi

Por
Elaine dos Santos Andrade Almeida
Conselheira Estadual ONDA -AutismoS SP, Coordenadora do Projeto TEAcolher Mães e Mulheres, Mãe de um rapaz autista e Tecnóloga em Gestão Pública


Ei, mulher! Ainda dá tempo!
Mais um ano que vai chegando ao fim, e começamos então a pensar, fazemos uma breve ou longa retrospectiva de nossas vidas.
Vamos pensar em tudo o que colocamos como meta, o que conseguimos realizar e o que ficou para trás.
São tantos desejos, tantas vontades, que se somam a tantos medos, falta de tempo e também falta de oportunidade.

Mas nem tudo está perdido, não é porque não foi possível este ano, que o ano que vem não possa se concretizar. A esperança é como chama na escuridão, temos que deixá-la acesa.

Quando falamos então das metas que colocamos a nós mesmas, mães e mulheres atípicas, parecem ser mais difíceis de serem cumpridas. Nosso dia a dia não é fácil, nossa rotina é pesada, e quase sempre nos deixamos em último plano.

Só que não é necessário nos frustrarmos, podemos dar o primeiro passo, um simples batom do lado do espelho nos convida a usá-lo, aquela caixinha de maquiagem menor, ali próxima ao batom, também facilita o uso.
Quando você começar a usar suas makes, virará rotina. E quando você menos perceber, pronto, já deu o primeiro passo!

E assim condicione tudo que você precisa para o seu autocuidado. Sempre que sobrar aquele tempinho, introduza na sua rotina aquilo que você gosta, que te faz bem, que te relaxa, seja ouvir uma música, ler um livro, assistir um filme ou seriado, tirar um cochilo no fim da tarde, caminhar, ir à academia, tomar um café com alguém, enfim, qualquer coisa que faça você se sentir melhor. Tudo isso é autocuidado.

E não é porque o ano está acabando e você não conseguiu, que vai abandonar as metas. Você tem ainda até dezembro e você tem mais um ano pela frente!

Nunca é tarde para nos amarmos!