Casos e Causos do João

Casos e Causos do João

TEA & cortar as unhas
Por Adriana Ferreira
Conselheira Estadual de SC da ONDA-AutismoS


Somos feitos de sensações, isso é fato.
E algumas sensações para o João acabam sendo sofridas.
Hoje iremos falar de uma delas, a sensação de cortar a unha.
Como é sofrido para ele. Desde pequeno, era complicado, eu tinha medo de cortar seu dedo, de tanto que ele pulava e se mexia. Até hoje, algumas vezes o machuco. Tentei muitas vezes cortar enquanto ele dormia, mas nunca dava certo, pois, ao pegar seu dedo, ele já dava um pulo. Era ainda mais fácil para machucá-lo.
Todos nós, em algum momento da vida, podemos ter dificuldades com o processamento das informações sensoriais. Essa dificuldade pode ser sutil e resolvida facilmente, mas, em uma pessoa com Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), essas dificuldades são bem intensas e acabam atrapalhando e dificultando o cotidiano. É bem alto o índice de TPS em pessoas autistas.
João tem hipersensibilidade no cortar as unhas, chega a doer em mim vê-lo com tanto sofrimento. Ele se treme todo e, ao mesmo tempo, ficam rígidas pernas, braços, mãos e pés. Fica nervoso e sempre fala hoje não.
Sempre, quando é necessário cortar, tenho que convencê-lo antes; porém, às vezes não o convenço e preciso deixar para mais tarde ou até para outro dia.
O que faço é esperar seu tempo e a permissão dele.
Pior que suas unhas crescem muito rápido. E a questão de ser judoca faz com que cortar as unhas seja mais necessário ainda, para não quebrá-las, ou unhar o parceiro de treino.
Ah, ia esquecendo de explicar o porquê de ele não cortar as unhas sozinho. É por falta de coordenação motora, ele treme as mãos e não consegue colocar a tesoura na unha.