A Educação de Alunos Superdotados

A Educação de Alunos Superdotados

Por Cláudia Moraes

Vice-presidenta da ONDA-AutismoS; Especialista na Educação na Perspectiva do Ensino Estruturado; Mestra em Educação com especialização em formação de professores; Professora Honorária do The Nora Cavaco Institute- International Center of Neuropsychology & Autism.


Até agora usei esse perfil para escrever sobre a educação de autistas, mas de agora em diante vou escrever também sobre a educação de pessoas superdotadas. Muito próximo ao que é abordado sobre autismo também será a superdotação, se tratando de um aluno que precisa de olhar individualizado, de adaptações, de entendimento e acolhimento. Muitos não são laudados, sabemos que o laudo de superdotação é muito mais difícil de se conseguir do que o laudo de autismo por exemplo, por desconhecimento, falta de politicas públicas e questões financeiras, mas é conveniente se desconfiarmos da superdotação de uma criança colocarmos os pais a par para que eles decidam se vão em busca desse diagnóstico ou não. Trabalharemos com o aluno da mesma maneira, mas tendo o laudo a equipe escolar trabalhará com mais confiança, isso é inegável.

A superdotação se caracteriza por níveis altos de inteligência dentro de uma área específica ou de várias áreas. Embora se possa pensar que a pessoa terá facilidade para aprender em todas as áreas, na verdade a criança superdotada também pode apresentar problemas de aprendizagem, pode não ser tão boa em determinados assuntos mas talentosa em ilhas de conhecimento específicas e do seu hiperfoco.

A nós professores cabe promover um ambiente de aprendizagem que seja dinâmico, que seja criativo, que envolva o aluno na aprendizagem. O aluno superdotado busca por mais conteúdos quando o assunto lhe interessa, por conteúdos mais aprimorados, e acaba fazendo aquilo que é proposto de uma forma mais rápida, então temos que olhar esse tempo para que não fique ocioso, e consiga avançar na aprendizagem, mesmo que à frente, incluído junto aos pares.

Também é nossa atribuição propor desafios e ambientes motivadores para a aprendizagem, as pessoas superdotadas podem ser engajar nas tarefas se sentindo desafiadas de maneira positiva, e assim aprender como deve ser a proposta da escola para todos os alunos.