O ensino de pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

O ensino de pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Por Cristiane Kubaski
Conselho de Profissionais da ONDA-Autismo
Educadora Especial
Mestre em Educação


Quando falamos no ensino de pessoas com TEA, logo pensamos nos desafios que teremos pela frente! Por isso, nada melhor do que conhecer as características do nosso aluno, bem como o estilo de aprendizagem do TEA e planejarmos uma avaliação para identificar quais as habilidades emergentes que serão nosso ponto de partida...

Assim, deve ser elaborado o seu plano individualizado através de estratégias pedagógicas que consideram as habilidades já adquiridas pela criança, seus pontos de interesse e sua individualidade, para desenvolver ainda mais o seu potencial, sempre envolvendo métodos, modelos e práticas baseadas em evidências como meio para acessar e produzir o conhecimento.

Outro fator muito relevante é um ambiente organizado e estruturado, bem como atividades selecionadas a partir do nível de desenvolvimento de cada pessoa, garantindo assim, a autonomia, para que ela possa, pouco a pouco, se desenvolver e ser incluído nas atividades escolares e sociais.

Outro aspecto importante é a relação entre a escola, o professor, a família e os demais profissionais que acompanham o aluno. Quanto mais aprofundado for o conhecimento sobre o aluno, isto é, quais são suas necessidades, como é a sua personalidade, quais são as suas dificuldades e preferências, mais fácil será a adaptação do currículo visando o melhor para o seu desenvolvimento. No trabalho com alunos com TEA não existe uma receita. É comum ter que ajustar o conteúdo aos alunos para desenvolver diferentes formas de inteligência. Essas adaptações possuem como objetivo final garantir a autonomia do aluno para que ele possa, pouco a pouco, se desenvolver e ser incluído nas atividades escolares.