INCLUSÃO E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR

INCLUSÃO E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO ESCOLAR

Por Thaís Custódio
Pedagoga; Psicanalista; Psicopedagoga; Pós-graduada em Autismo e dificuldades de comunicação, Psicologia da aprendizagem e personalidade, Psicomotricidade e educação inclusiva, Estudos em Psiquiatria na infância e adolescência. Proprietária da Clínica NEUROTEA que é especializada em autismo. Diretora pedagógica desde 2018 da Associação de Pais dos Autistas do Extremo Sul Catarinense AMA.ESC.


Autismo ou transtorno do espectro autista (TEA) é conhecido como um distúrbio do comportamento e desenvolvimento humano que vem sendo estudado ao longo de décadas por especialistas. Trata-se de uma variação comportamental que difere de um neurotípico, já que o transtorno aqui discutido assume idiossincrasias, desde déficits profundos até aqueles com menos dificuldades aparentes, tratando-se das diversas escalas dentro do espectro autista.

Atualmente, lidar com crianças autistas é um desafio para a sociedade, cujos padrões já são preestabelecidos e a visão é meramente cartesiana. Nela, o diferente é excluso do convívio social, pois é mais fácil ater-se a esta conduta do que ir à busca do saber.

Dessa forma, várias são as barreiras encontradas no desenvolvimento de crianças autistas — seja de caráter educacional, com a defasagem de recursos; seja a disseminação, para o senso comum, da importância do conhecimento a respeito do espectro do autismo e suas múltiplas facetas.

Nesse sentido, o papel do educador de quebrar paradigmas ao que concerne à educação, é fundamental para o alicerce da família no atendimento e estímulo adequado à criança autista. Por essa razão, é importante conhecer as especificidades do transtorno, para que haja uma efetiva intervenção por parte dos ensinantes, a fim de auxiliar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e biológico dos alunos autistas, assumindo um papel substancial no seu crescimento.

Klein (2010) alega que a palavra ‘’inclusão’’ tem sido utilizada como jargão na área educacional para marcar as práticas que gostaríamos que fossem mais justas, democráticas e solidárias para com o outro.

Cabe ressaltar que a inclusão está ligada diretamente no que concerne o ensino-aprendizagem, desse modo a criança que é inserida de modo igualitário nas atividades pertinentes escolares, mesmo que de modo adaptado, porém em conjunto com os colegas, certamente o aluno autista irá compreender o meio em que está inserido, regras, sobretudo oportunidade para a sua evolução cognitiva e intelectual.

REFERÊNCIA
KLIN, A. Autismo e síndrome de Asperger: uma visão geral. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbp/a/jMZNBhCsndB9Sf5ph5KBYGD/abstract/?lang=pt. Acessado em: 13 set. 2021.