O peso da paternidade

O peso da paternidade

Cláudia Moraes
Vice-presidenta ONDA-Autismo


Ser mãe solo é muito, muito complicado mesmo. Assumir sozinha o cuidado de um filho já não é uma missão das mais fáceis, ainda mais quando o filho é atípico. Não pela deficiência em si, mas para conseguir pagar e cumprir agenda de médicos e terapeutas, e ainda dar conta da casa e do trabalho.
No Brasil, são mais de 11 milhões de mulheres a criarem sozinhas os filhos; 63% das casas com essa estrutura familiar está abaixo da linha da pobreza. Esses são dados do IBGE.
No dia a dia, na convivência com tantas famílias cujos filhos são autistas, percebemos um número muito grande dos que são assumidos só pelas mães. São várias as causas do abandono, entre elas, a necessidade de comprometimento com as demandas do filho, e também a aceitação do diagnóstico.
Em 2012, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) criou regras para facilitar o registro e oreconhecimento dos filhos, para combater o grande aumento de pais ausentes. Foi aberta a possibilidade de registro em qualquer cartório, sem a necessidade de decisão judicial se há concordância das duas partes. E, para o reconhecimento, só precisam comparecer ao cartório com a certidão de nascimento da criança e anuência da mãe.
As mulheres assumem a responsabilidade desse abandono, sobrecarregam-se e sofrem a carga dos excessos no corpo e na mente. Se pudessem escolher, a grande maioria escolheria dividir a criação dos filhos, as tristezas e as alegrias que isso traz.
Nesse Dia dos Pais que se aproxima, apoie uma família de mãe solo. Faça com que essa mãe perceba o quanto ela é reconhecida e valorosa. Só não a chame de “Pãe”, porque, mesmo que ela seja a melhor mãe do mundo, nunca suprirá a ausência do pai. Entregar a ela mais essa carga, de ser aquilo que ela nunca será, é injusto.
A chamada para a sociedade como um todo é a mudança de paradigmas, nos quais o pai que abandona não é cobrado por isso, enquanto a mãe é cobrada em dobro.
Feliz Dia aos pais de verdade, que assumem e zelam por seus filhos.
Fonte: https://www.brasildefato.com.br/2022/05/09/cartorios-registram-crescimento-de-maes-solo-no-brasil-em-cinco-anos