A PRINCESA DOS PÉS COLORIDOS. UMA HISTÓRIA DE JEANE RODRIGUES.

A PRINCESA DOS PÉS COLORIDOS. UMA HISTÓRIA DE JEANE RODRIGUES.

Por Jeane Rodrigues

A Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas, a ONDA- Autismo, dá ênfase à representatividade e está em consonância com o conceito moderno de neurodiversidade. Acredita que todas as configurações cerebrais devem ser respeitadas e auxiliadas nas suas dificuldades, bem como nas suas potencialidades.

Dessa forma, o Projeto do Livro infantil "A princesa dos pés coloridos" vai ao encontro das diretrizes da ONDA-Autismo e utiliza elementos lúdicos para trazer à tona temática tão importante como o respeito às diferenças. A personagem principal é uma princesa, e os acontecimentos se dão num castelo; as ilustrações foram feitas à mão e ressaltam as cores e características pessoais da princesa, que tem os pezinhos coloridos. Com isso, atraem-se a atenção e o interesse de crianças em ambiente escolar, clínico e em casa nos momentos em família.

O livro foi idealizado e escrito pela Conselheira Estadual da ONDA-AutismoS de Minas Gerais, Jeane Cerqueira . Esse projeto destaca um período tão importante da vida da pessoa: a infância. Ela é um período crucial para o desenvolvimento humano como um todo, ou seja, as experiências, os aprendizados e as memórias, sejam elas positivas ou não, que adquirimos nela irão acompanhar a vida da pessoa. E, com as crianças autistas não é diferente, e, infelizmente, muitas delas sofrem o bullying, o preconceito e o capacitismo.