Setembro Amarelo: alerta à Saúde Mental das Mulheres

Setembro Amarelo: alerta à Saúde Mental das Mulheres

Por Elaine dos S. A. Almeida
Conselheira Estadual ONDA -AutismoS SP; Coordenadora do Projeto TEAcolher Mãe/Mulher; Tecnóloga em Gestão e mãe de pessoa autista.


De alguns anos para cá, a ansiedade e a depressão são crescentes em toda população mundial, acometendo homens, mulheres, adolescentes e até crianças. A estimativa é que 300 milhões de pessoas sofram com esses transtornos, segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde, a qual também traz um outro dado importante e alarmante para nós brasileiros. O Brasil lidera o ranking de pessoas ansiosas no mundo. O relatório apresentado em Março de 2019 descreve que 18,6 milhões de brasileiros, cerca de 9,3% da população, convivem com o transtorno da ansiedade.
Com a pandemia da COVID 19, a Organização Mundial de Saúde revelou que, em 2020, o salto de pessoas com ansiedade e depressão teve um aumento
de 25%. Isso significa que mais de 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esses transtornos. O medo, as incertezas durante o período da pandemia acarretaram esse aumento, gerando crises sem limites na saúde mental. No Brasil, houve o salto de 9,6% para 13,5% pessoas com ansiedade e depressão.

Segundo a psicóloga da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Luana Nogueira Ferrari, "Especialistas já consideram que estamos vivenciando uma nova pandemia na área da saúde mental". (www.al.pi.leg.br)
Diante desses dados, um outro que chama a atenção é a propensão de ansiedade e depressão relacionados às mulheres. Elas são duas vezes mais propensas a esses transtornos do que os homens, o transtorno de ansiedade por exemplo atinge cerca de 7,7% da população feminina, enquanto atinge 3,6% dos homens. Segundo a OMS, esses dados estão ligados a diversos fatores como questões sociais, mercado de trabalho, sobrecarga de tarefas e mudanças hormonais.
Esse cenário é muito preocupante, pois a grande maioria das pessoas que sofrem com ansiedade e principalmente depressão são pessoas propícias a cometerem suicídio.
Com o propósito de debater o assunto e conscientizar a população, em 2015 foi criada a campanha Setembro Amarelo, idealizada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante todo mês de setembro, são realizadas ações em todo o país para divulgar a prevenção do suicídio, estimulando o debate para evitar mais mortes.
É de suma importância ajudar as pessoas que estão com esses transtornos, ouvi-las sem julgamentos é um passo importante e orientar a procura de assistência psicológica é essencial.
Se você conhece alguém nessa situação, entre em contato com o CVV através do número 188.
As questões de saúde mental são muito sérias e, como foi observado nesse texto, os números são crescentes.
Na vida das mães atípicas, a sobrecarga é um dos fatores mais recorrentes. Observam-se, na maioria, mães solteiras ou separadas, dificuldades financeiras, muitas não trabalham e têm mais de um filho. Em grande parte do dia, essas mulheres dedicam-se aos cuidados dos filhos, da casa e não conseguem tempo para seu próprio autocuidado, que inclui, saúde mental, saúde física e saúde emocional.
Se você for familiar ou amigo de uma pessoa ou uma mulher que se encontra nesse quadro de saúde mental, não existe em estender a mão. Muitas vezes a pessoa nem percebe que está adoecida e não procura ajuda. Seja você a pessoa a dar a mão!