TEA & O tempo da pessoa autista

TEA & O tempo da pessoa autista

Por Adriana Ferreira
Casos e Causos do João
Conselheira Estadual de SC e Voluntária do Instituto AutismoS


Com João, aprendi que o tempo da pessoa autista é outro e que de cada autista não é igual.
Não adianta querer antecipar uma reação, uma resposta, porque não vem; pelo contrário, acabamos gerando mais ansiedade e frustração.
Tudo aqui em casa preciso antecipar, pois, além da falta de noção do tempo propriamente dita
(isso falaremos em outro post), é mais lento para executar as tarefas. Ele demora bastante para fazer coisas simples do cotidiano, como colocar comida no prato, se peço para buscar algo, tomar o café da manhã, os movimentos são mais lentos, às vezes, fica inerte, parado, olhando fixamente para algo, parece longe com seus pensamentos.
Dando um exemplo, para se vestir, até ele chegar ao quarto, algo já o tirou do foco, o que acaba gerando atraso, ou esquecimento do que tinha que fazer.
Com certeza, se eu não o antecipasse bem antes, chegaria atrasado aos compromissos.

Essa característica é comum em pessoas autistas, pois têm uma forma diferente de processar as coisas. Além da disfunção executiva, que se trata, entre outras coisas, da dificuldade em planejar, organizar, tomar decisões e manter a atenção, o foco.
Mas essa morosidade não significa que ele não consiga fazer as coisas; na verdade, a velocidade do seu pensamento é diferente da velocidade dos seus movimentos.
Precisamos respeitar o tempo de cada um.