A base do Desenvolvimento e da Aprendizagem Sensorial

O Acompanhante Especializado de Alunos com TEA

Por Fabíola Costa
Conselho de Profissionais da ONDA-Autismo
Terapeuta Ocupacional
@fabiola.lcosta


Para atingir uma evolução no nível de cognição é necessário um desenvolvimento bem estruturado das bases do aprendizado.

Neste sentido, quando aprendemos como funcionarm os sentidos básicos de integrração das sensações e vamos entendendo sequencialmente como se desenvolve o sistema sensorial como um todo, o entendimento fica mais fácil e claro.

1° NÍVEL
Integração: Tátil + Vestibular + Proprioceptivo
Neste nível os Sistemas Sensoriais atuam para o desenvolvimento do bebê (toque, vínculo mãe-bebê, movimento, sucção, canto, interesse visual, sensação de segurança).

2° NÍVEL
Integração: Tátil + Vestibular +Proprioceptivo + Visual + Auditivo.
Início do desenvolver da Consciência Corporal.
As interações com o próprio corpo e com o mundo através do brincar desenvolvem o planejamento motor, ajustes posturais, percepção visual, atenção e estabilidade emocional.

3° NÍVEL
Integração: Tátil + Vestibular +Proprioceptivo + Visual + Auditivo.
Percepção Auditiva e Visual avançam apresentando ampliação da fala e linguagem.
Ampliação da coordenação motora e coordenação olho-mão e atividades funcionais.

4° NÍVEL
Integração: sincronia dos Sistemas Sensoriais.
Desenvolvimento de habilidades mais complexas (motoras, emocionais, linguagem).
Organização e concentração para aprendizado, autoestima, autorregulação, autocontrole.

Ainda, é importante lembrar que não podemos considerar como regra rígida de sequência de desenvolvimento, mas, sim, como uma ordem bastante adequada de apresentação e estudo.