Viver é sensorial!

Viver é sensorial!

Por Luis Fernando Bevilacqua
Conselheiro Estadual de SC/ONDA-AutismoS

Terapeuta ocupacional com certificação internacional em Integração Sensorial e especializado em Autismo, em Psicomotricidade e em Saúde Mental


Mês de Conscientização e Prevenção ao Câncer de Mama

Nós interpretamos o mundo ao nosso redor por meio das sensações.

Você sabia que há outros sentidos sensoriais além de tato, olfato, visão, audição e paladar?

A teoria e abordagem de Integração Sensorial, criadas pela terapeuta ocupacional, Jean Ayres, considera dois sentidos "secretos" em especial: o proprioceptivo e o vestibular. Respectivamente, eles correspondem à percepção de posição do corpo e à sensação de equilíbrio e movimento. Ambos são fundamentais no desenvolvimento humano e nas experiências da vida diária!

Recentemente, a interocepção tem sido reconhecida como o 8° sentido na perspectiva da teoria. Esse sentido é responsável pelas sensações internas do corpo.

"Integração sensorial" também representa o processo cerebral por meio do qual organizamos estímulos sensoriais para uso. Responder com sucesso aos mesmos possibilita uma vida funcional. O processamento sensorial é automático para muitos, mas há pessoas com disfunção de integração sensorial (DIS) — não percebem entradas sensoriais com precisão e/ou têm reações atípicas às mesmas, dentre outros sinais.

A literatura sugere que o cérebro humano desenvolve a integração sensorial até os sete anos de idade, em média. Para algumas crianças, isso não ocorre satisfatoriamente. Problemas de aprendizagem e de comportamento se tornam evidentes nesses casos, bem como diferenças no desenvolvimento. É essencial oferecer suporte precoce nesse contexto — realidade para mais de, no mínimo, 3/4 das pessoas autistas, por exemplo.

A DIS limita a participação em atividades em qualquer idade, como o brincar na infância e o trabalho na idade adulta. O terapeuta ocupacional é o profissional mais indicado para aplicar intervenções sensoriais; isso ocorre principalmente por meio da Integração Sensorial de Ayres®, tratamento científico centrado na pessoa que demanda, dentre outras medidas de fidelidade, espaço de terapia especial e certificação do único profissional que atua, por lei, neste campo no Brasil.



Leitura complementar:

CL-ASI.org (2020); "A Integração Sensorial no Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança" (Serrano, 2017)