Conselhos
Conheça os nossos conselhos
Conselho Extraordinário de Autistas
A ONDA-Autismo prima pelo protagonismo e pela representatividade da pessoa autista, tanto que seus 7 Conselhos têm, em suas composições, as participações de membros e membras autistas. Mas, além desses Conselhos, temos o Conselho Extraordinário, o qual será composto somente por pessoas autistas, que se reunirão em casos específicos para pensarem sobre as questões levantadas e planejarem ações mais pontuais e específicas sobre TEA.
Afinal, inclusão é representação!
Homenagens
Conselho Federal
O Conselho Federal gerencia todos os Conselhos do país, assim como os Conselhos Internacionais e os Conselhos Extraordinários.
Conselho Internacional
O Conselho Internacional da associação é composto por membros(as) que estão morando no exterior, independente do país e continente, e que são experientes na conscientização do autismo. Esse Conselho consiste em promover o autismo no Brasil através de informações obtidas no seu país de residência, participando de eventos presenciais ou on-line de acordo com a sua disponibilidade.
Conselho Estadual
Seu objetivo é criar parcerias para consolidar as relações que potencializem as ações da associação, bem como promover a criação e o cumprimento das políticas públicas com base nos direitos das pessoas autistas; além garantir a qualidade de vida e o acompanhamento de todos, ao longo de suas vidas, segundo suas necessidades individuais.
Conselho Municipal
Sua finalidade é propor parcerias com instituições públicas e privadas para realizarem ações conjuntas visando: ao cumprimento dos direitos da pessoa autista, à promoção da Inclusão Escolar, Social e no Mercado de Trabalho, bem como à conscientização de trabalhadores no setor privado e público, em todas as esferas, que forneçam atendimento ao público.
Conselho de Apoio Jurídico
Tem como objetivo velar pela dignidade, independência, valoração e direitos das pessoas autistas são alguns dos cumprimentos do Conselho Jurídico, além de colaborar com harmonia com a presidência, o Conselho Federal, o Conselho Estadual e Diretoria em todos os assuntos pertinentes à associação, agindo em consonância com as orientações da presidência, observando sempre os preceitos legais.
Conselho de Ética
Consiste em averiguar e aplicar possíveis penalidades aos (às) membros (as) da ONDA-Autismo que ferirem as normas éticas pela entidade. O Conselho também visa recomendar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de ações com o objetivo de disseminar, capacitar e treinar de acordo com as normas de comportamento ético.
Conselho de Profissionais
O Conselho conta com profissionais com especialidades em TEA (Transtorno do Espectro Autista) em todas as profissões educacionais, de saúde e terapêuticas. Sua finalidade é auxiliar a ONDA-Autismo em questões que envolvam conhecimento técnico na construção de políticas públicas as quais garantam os direitos das pessoas autistas sempre que necessário.